Salmos 20:7 – Carros e Cavalos

“Uns confiam em carros, e outros, em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor, nosso Deus.”

Salmos 20:7

No tempo antigo o maior poder bélico era um exército com cavalos, espadas e escudos, suas carrocerias faziam com que fossem temidos por todos, assim quando os hebreus fugiram do Egito eles foram perseguidos pelo melhor que faraó tinha, Êxodo 14:23 diz “E os egípcios seguiram-nos, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar.” Mas isso não foi suficiente para parar o povo de Deus. Senaqueribe o grande rei da assíria invadiu Judá com seu exército de 185 mil homens para destruí-la mas não obteve sucesso pois como Ezequias disse em 2 Crônicas 32:7 “Esforçai-vos e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele.” Assim o povo clamou e Deus enviou um anjo que destruiu o exército de Senaqueribe e ele foi derrotado, o que esses exércitos tinham em comum era o pensamento de que seu exército por ser maior e mais armado seria melhor que o exército de Deus.
Israel teve muitos feitos e seus inimigos tiveram várias coisas em comum e uma delas é a confiança na carne porque enquanto os exércitos se apoiavam em cavalos, espadas e escudos Israel se apoiava em Deus confiando nele por isso eles tiveram tantas vitórias, muitas vezes nos apegamos muito nos “cavalos” mas temos que refletir quem nós somos sem isso, quem você é sem aquilo que você mais depende. Os nossos “carros e cavalos” nos dias de hoje são as coisas em que dependemos como nossa esposa e marido, nossos bens materiais, nosso emprego ou dinheiro mas Jesus disse em Mateus 6:19 “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;” um atleta depende de duas pernas e braços e se eventualmente ocorrer um acidente? Qual seria sua saída já que tudo que dependia se foi, não podemos nos apegar muito a este mundo e aos bens materiais porque no momento em que precisarmos e a coisa apertar talvez não teremos ajuda.
Davi sabia que mesmo tendo o melhor exército, sem Deus não seria nada, o poder de sua nação não se concentrava em armas ou exércitos e sim na confiança em seu Deus. Gideão era o líder do exército de Israel e quando foi ameaçado pelo exército de Midiã com 135 mil soldados apavorou-se e com 35 mil pessoas achou que poderia vencer mas Deus conhecia a todos que estavam ali e Ele ainda disse “muito é o povo que está contigo” e assim foi se diminuindo até chegar a 300 homens que fizeram os midianitas fugirem com seus barulhos, se confiarmos em Deus seremos inabaláveis, fique com essa mensagem em Jeremias 17:5 “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Jeremias, Porque será como a tamargueira no deserto e não sentirá quando vem o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se afadiga nem deixa de dar fruto.”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: